Módulo Financeiro

financeiro | 771 | Página atualizada: 4 meses atrás | 31 mins

Módulo utilizado no gerenciamento das dívidas, receitas, cheques e fluxo de caixa da empresa através do lançamento, pagamento, recebimento e estorno de contas. É possível localizar o Módulo de Financeiro acessando o menu superior do sistema ou usando o atalho ALT+F. As principais funcionalidades deste módulo estão presentes, também, no Menu Lateral da tela inicial do sistema.


Contas a Pagar

Esta seção inclui os recursos relacionados ao controle dos custos da empresa através do lançamento, pagamento, renegociação e estorno de contas, duplicatas e faturas.


Lançamentos de Contas a Pagar

Caso a empresa tenha despesas que não foram lançadas no sistema por meio das notas de entrada, é possível registrá-las através desse recurso.
Acesse Financeiro / Contas a Pagar / Lançamentos de Contas a Pagar (atalho F9) e clique em Novo.

Aba "Geral"

Dados da Conta a Pagar
Dados da Conta a Pagar
Campo Função
Código Gerado automaticamente.
Documento O sistema preenche automaticamente esse campo com o mesmo código do lançamento, caso haja outro número para identificação, pode-se realizar a alteração.
Parcela Sequência da parcela da dívida, gerada automaticamente pelo sistema, mas se houver necessidade, pode-se realizar a alteração.
Emissão Preenchido automaticamente, mas pode-se alterar a data manualmente de acordo com a necessidade.
Vencimento Preenchido automaticamente de acordo com a data de emissão, mas pode ser alterada manualmente.
Valor Informa-se o valor da conta.
Histórico Neste campo faz-se uma breve descrição do motivo do lançamento da conta.
Fornecedor Selecionar o fornecedor - previamente cadastrado - do produto ou serviço. Caso o fornecedor ainda não esteja no sistema, o usuário poderá acessar o botão "Menu" e utilizar a opção "Cadastrar Fornecedores".
Forma de Pagamento Seleciona-se o modo de pagamento.
Plano de Contas Seleciona-se o tipo de despesa relacionada.
Centro de Custos Informa-se o centro de custo onde foi direcionado a despesa.
Conta Corrente Seleciona-se a conta que representa a origem do recurso financeiro.
Rota O campo não é obrigatório. Seleciona-se a rota caso a mesma já esteja cadastrada.
Saldo (A Pagar) Mesmo valor apresentado no valor a pagar , podendo sofrer alteração caso realize um pagamento parcial da conta (pagamento de contas).
Pago Valor de algum pagamento parcial, já realizado, da conta.
Quantidade Parcelas Valor padrão é 1, mas poderá sofrer alteração, se for utilizado o recurso de "Replicar Conta a Pagar" através do Menu.
Conferir este título a pagar, verificando sua autenticidade Este campo selecionado representa a real existência da conta a pagar.
Também existe uma integração com as notas fiscais de entrada:
Ao entrar com a nota fiscal, o sistema pergunta se as duplicatas de fornecedor foram recebidas juntamente com o documento fiscal e, ao clicar em "Sim", as contas a pagar dessa nota são geradas com o campo de autenticidade marcados. Em caso contrário, a conta é gerada com o campo desmarcado. Neste caso, quando as duplicatas da compra chegarem, deve-se voltar ao lançamento da conta a pagar e marcar o campo.


Aba "Cheques"

Local onde se vinculam os Cheques cadastrados à conta a pagar.

Aba Cheques
Aba Cheques


Após clicar sobre o botão "Alterar", clique duas vezes ou pressione a barra de espaços, sobre a linha em branco, para abrir a tela de consulta.

Consulta de Cheques
Consulta de Cheques

Todas as informações serão preenchidas automaticamente. Nota-se que é possível selecionar um ou mais cheques. Basta clicar em "Alterar" e utilizar o botão "Menu", acessando a opção "Adicionar Cheque". Também é possível "Remover Cheque" utilizando o mesmo botão.

Conta a Pagar - Cheque
Conta a Pagar - Cheque

Caso o cheque ainda não esteja cadastrado, é possível fazê-lo acessando o botão Menu e selecionando a opção "Cadastrar Cheques".


Menu de Contas a Pagar

Menu de Contas a Pagar
Menu de Contas a Pagar

Entre as principais funcionalidades deste menu, temos:

  • Cadastrar Fornecedores - Atalho para cadastro de fornecedor a ser utilizado quando ainda não houver o registro do fornecedor no banco.
  • Cadastrar Cheques - Acessar o Cadastro de Cheques quando houver necessidade de realizar algum vínculo com cheques.
  • Replicar Contas a Pagar - Utilizado quando o Lançamento de Contas a Pagar tiver mais de uma parcela:
Replicar Contas a Pagar
Replicar Contas a Pagar
Campo Função
Número de Parcelas Insira a quantidade de parcelas que deseja criar.
Prazo entre as Parcelas Selecione o prazo entre as parcelas, podendo ser de 7 dias, 15 dias, 1 mês, 2 meses ou 3 meses.
Botão "Confirmar" Ao confirmar as parcelas, serão criados os lançamentos de contas a pagar de acordo com a quantidade de parcelas informadas e com as datas de pagamento.
  • Adicionar Cheques - Atalho para vincular um ou mais cheques em contas a pagar (aba "Cheques").
  • Remover cheques - Atalho para excluir o(s) cheque(s) vinculado(s) a conta a pagar. Basta selecionar o cheque desejado na aba "Cheques" e utilizar esta opção.


Exclusão de Contas a Pagar

É possível excluir um registro de uma determinada conta cadastrada no sistema. Provavelmente acontece em casos onde a conta foi cadastrada incorretamente ou não houve a concretização da compra do produto ou do serviço. Qualquer processo de exclusão exige muita atenção por parte do usuário e aconselha-se fazê-lo somente com a permissão de administrador do sistema.
Ao selecionar o cadastro da conta e clicar sobre o botão "Excluir", o sistema exibe uma mensagem para confirmação e, logo em seguida, a tela de autenticação do gerente para excluir o registro. Veja o tópico sobre Exclusão de Registros .


Renegociação de Contas (a Pagar)

Essa seção é utilizada quando se tem uma conta a pagar vencida ou a vencer, e acontece uma renegociação com o fornecedor em relação a nova data e o valor a ser pago. Ao realizar a renegociação de conta a pagar é gerado um novo documento, ou seja, o lançamento original da conta é substituído.
Acesse Financeiro / Contas a Pagar / Renegociação de Contas.

Renegociação de Contas a Pagar
Renegociação de Contas a Pagar
Campo Função
Fornecedor Utilizado para selecionar o fornecedor em que se deseja renegociar a dívida. Basta clicar sobre a lupa ou pressionar a barra de espaços.
Contas a Pagar Exibe as principais informações de todos os documentos de contas a pagar vinculados ao fornecedor selecionado. Deve-se selecionar o(s) documento(s) em que se deseja renegociar utilizando a primeira coluna.
Multa / Juros / Descontos Quando houver algum tipo de acréscimo ou desconto, os valores ou os percentuais devem ser informados nos campos correspondentes.
Total a Renegociar Total da receita selecionada, considerando os acréscimos e descontos.
Parcelas Representa a quantidade de parcelas da dívida do cliente. Utilize o botão "Parcelar" para confirmar o nº de parcelas.
Forma Define a forma de pagamento (à vista, à prazo, cheque, etc.)
Conta Em qual conta corrente cadastrada o recurso será debitado.
Plano Em qual plano de contas será vinculada a conta.
Botão "Parcelar" Utilize-o para realizar a divisão da conta de acordo com o número de parcelas informado anteriormente.
Parcela / Dias / Emissão / Vencimento / Forma Pgto / Conta / Plano / Valor Estas colunas definem como ficam a(s) conta(s) em renegociação. Todos elas ainda podem ser alteradas, com excessão da coluna "Parcela", que neste caso, deve ser alterada utilizando o campo "Parcelas" e o botão "Parcelar".
Botão "Renegociar" Utilize-o para gerar o(s) novo(s) documento(s) de contas a pagar.

O sistema conta com a legenda identificada pelas cores verde (títulos a vencer), azul (pagos parcialmente) e vermelho (vencidos).

Para visualizar as novas contas, acesse Lançamento de Contas a Pagar ou Pagamento de Contas.


Pagamentos de Contas

Acesse Financeiro / Contas a Pagar / Pagamento de Contas ou utilize a tecla F10.

Pagamento de Contas
Pagamento de Contas
Campo Função
Fornecedor Através deste campo, seleciona-se o fornecedor para que as contas a pagar sejam acessadas.
Documento Outra possibilidade de acessar o documento a ser pago, informando o número do mesmo.
Títulos São exibidas as principais informações dos documentos recuperados, de acordo com o fornecedor ou número de documento escolhido anteriormente. A primeira coluna permite que o(s) documento(s) seja(m) selecionado(s) para efetuar o pagamento.
Multa / Juros / Acréscimos / Descontos Informa-se o possível acréscimo ou desconto do título a pagar.
Botão "Pagar" Antes de utilizar o botão, é necessário selecionar o(s) titulo(s) para efetuar o pagamento.


Finalização do Pagamento
Finalização do Pagamento

Campo Função
Data do Pagamento A data atual é preenchida automaticamente, mas poderá ser alterada.
Forma de Pagamento Como será efetuado o pagamento.
Conta Corrente Conta que representa a origem do recurso financeiro para o pagamento.
Valor dos Títulos Representa a soma de todos os títulos selecionados.
Valor Pago O valor que será quitado.
Troco Caso o valor pago seja maior que o valor do(s) título(s), este campo será preenchido com a diferença, ou seja, o troco.


Após o processo, será exibida uma mensagem, dando ao usuário a opção para imprimir o comprovante de pagamento. O mesmo poderá ser visualizado a qualquer momento acessando Relatórios / Fornecedores / Reimpressão de Comprovante de Pagamento.

Comprovante de Pagamento
Comprovante de Pagamento

Após o pagamento, o sistema irá atualizar os documentos, identificando-os, inclusive, com a legenda contendo as cores verde (títulos a vencer), azul (pagos parcialmente) e vermelho (vencidos).


Estorno de Contas Pagas

O Estorno representa a retificação de uma operação lançada indevidamente no sistema. Neste caso, a correção de um lançamento de um pagamento. Quando é feito o estorno, este pagamento passa para a situação de contas a pagar. Para acessar este recurso, vá em Financeiro / Contas a Pagar / Estorno de Contas Pagas.

Estorno de Contas Pagas
Estorno de Contas Pagas
Campo Função
Código O sistema gera automaticamente.
Documento Representa o número do documento que foi lançado no sistema.
Parcela Qual a parcela do documento deverá ser estornada.
Grupo Identifica o número gerado no comprovante de pagamento, no momento em que o(s) documento(s) foi(ram) quitado(s). É importante lembrar que é possível quitar vários documentos do mesmo fornecedor, ao mesmo tempo, gerando o mesmo número de comprovante (grupo).
Fornecedor Identificação do fornecedor que terá o pagamento estornado.
Meio de Pagamento Método de pagamento utilizado. Caso o pagamento a estornar seja proveniente de um lançamento a dinheiro, o sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário a necessidade de selecionar um novo meio de pagamento (a prazo).
Emissão / Vencimento / Pagamento Datas que ajudam a identificar, com mais detalhes o documento a ser estornado.
Plano de Contas Classificação utilizada no momento em que foi adquirido o produto ou serviço do fornecedor.
Conta Corrente Origem do recurso utilizado para pagamento.
Centro de Custo Outro tipo de classificação utilizado para identificar o pagamento.
Valor Bruto / Valor Líquido Representam o valor quitado.
Botão "Estornar" Utilizado para realizar o estorno do documento selecionado. Após o processo, ele será redirecionado para a seção de títulos a pagar.

Nenhum dos campos que aparecem na tela pode ser alterado.


Menu de Estorno de Pagamentos

Quando duas ou mais contas são quitadas ao mesmo tempo, o sistema gera um número identificando o grupo de pagamentos. Existe a possibilidade, então, de Estornar Grupo de Pagamentos acessando Menu / Estornar Grupo de Pagamentos. Assim todas as contas pagas nesse grupo retornam para a tela de Pagamentos de Contas.

Menu de Estorno de Pagamentos
Menu de Estorno de Pagamentos


Contas a Receber

Esta seção inclui os recursos relacionados ao gerenciamento das dívidas que os clientes possuem com a empresa através do lançamento de contas a receber, renegociação de contas, recebimento de contas e estornos de contas recebidas.


Lançamentos de Contas a Receber

Caso a empresa tenha receitas que não foram lançadas no sistema por meio das notas de saída ou orçamentos, é possível registrá-las através desse recurso acessando Financeiro / Contas a Receber / Lançamento de Contas a Receber. Pode-se também utilizar o atalho F7.

Aba "Geral"

Dados da Conta a Receber
Lançamento de Contas a Receber
Campo Função
Código Gerado automaticamente.
Documento O sistema preenche automaticamente esse campo com o mesmo código do lançamento, caso haja outro número para identificação, pode-se realizar a alteração.
Parcela Sequência da parcela da receita, gerada automaticamente pelo sistema, mas se houver necessidade, pode-se realizar a alteração.
Emissão Preenchido automaticamente, mas pode-se alterar a data manualmente de acordo com a necessidade.
Vencimento Preenchido automaticamente de acordo com a data de emissão, mas podendo ser ajustada com a data correta de vencimento. Este campo só poderá ser alterado se a forma de pagamento for a prazo.
Valor Informa-se o valor da conta a receber.
Histórico Breve descrição do motivo do lançamento da conta.
Cliente * Selecionar o cliente - previamente cadastrado - que possui a dívida. Caso o cliente ainda não esteja no sistema, pode-se utilizar o botão "Menu" e escolher a opção "Cadastrar Clientes".
Forma de Pagamento Seleciona-se o modo como o cliente irá quitar a dívida. Caso a modalidade escolhida não seja a prazo, o sistema irá realizar o recebimento imediatamente. Neste caso, uma mensagem será exibida para que o usuário confirme a operação.
Plano de Contas Informar a classificação da receita.
Centro de Custos Informa-se o centro de custo onde foi direcionado a receita.
Conta Corrente Seleciona-se a conta destino da receita.
Saldo (A Receber) Mesmo valor apresentado no valor a receber, podendo sofrer alteração caso haja algum recebimento parcial da conta (recebimento de contas).
Recebido Valor de algum recebimento parcial, já realizado, da conta.
Quantidade Parcelas Valor padrão é 1, mas poderá sofrer alteração, se for utilizado o recurso "Replicar Conta a Receber", através do botão Menu.

O sistema exibe a consulta de clientes identificando-os pelas cores Preto - Clientes Adimplentes e Vermelho - Clientes Inadimplentes.


Aba "Cheques"

Local onde se vinculam os Cheques cadastrados à conta a receber.

Aba Cheques
Aba Cheques


Após clicar sobre o botão "Alterar", clique duas vezes ou pressione a barra de espaços, sobre a linha em branco, para abrir a tela de consulta.

Consulta de Cheques
Consulta de Cheques

Todas as informações serão preenchidas automaticamente. Nota-se que é possível selecionar um ou mais cheques. Basta clicar em "Alterar" e utilizar o botão "Menu", acessando a opção "Adicionar Cheque". Também é possível "Remover Cheque" utilizando o mesmo botão.

Contas a Receber - Cheque
Conta a Receber - Cheque

Caso o cheque ainda não esteja cadastrado, é possível fazê-lo acessando o botão Menu e selecionando a opção "Cadastrar Cheques".


Menu de Contas a Receber

Menu de Contas a Receber
Menu de Contas a Receber

Entre as principais funcionalidades deste menu, temos:

  • Cadastrar Clientes - Atalho para cadastro de clientes sem a necessidade de sair da tela de contas a receber.
  • Cadastrar Cheques - Utilizado quando houver necessidade de vincular um cheque à conta a receber e o mesmo ainda não esteja cadastrado no sistema.
  • Replicar Contas a Receber - Utilizado quando a conta a receber possui mais de uma parcela.
Replicar Contas a Receber
Replicação de Contas a Receber
Campo Função
Número de Parcelas Insira a quantidade de parcelas que deseja criar.
Prazo entre as Parcelas Selecione o prazo entre as parcelas, podendo ser de 7 dias, 15 dias, 1 mês, 2 meses ou 3 meses.
Botão "Confirmar" Ao confirmar as parcelas, serão criados os lançamentos de contas a receber de acordo com a quantidade de parcelas informadas e com as datas de pagamento.
  • Imprimir Carnês - Gera os carnês de acordo com as informações cadastradas e se o meio de pagamento for a prazo.
Carnês
Carnês
  • Imprimir Promissórias - Caso a conta a receber seja a prazo, o sistema gera as notas promissórias de acordo com as parcelas informadas.
Notas Promissórias
Notas Promissórias
  • Adicionar Cheques - É possível incluir cheques que serão vinculados à conta a receber, através da aba "Cheques".
  • Remover Cheques - Utilizado quando for necessário excluir algum cheque vinculado incorretamente na aba "Cheques". Basta selecionar o cheque desejado para removê-lo.


Exclusão de Contas a Receber

É possível excluir um registro de uma determinada conta cadastrada no sistema. Provavelmente acontece em casos onde a conta foi cadastrada incorretamente ou não houve a concretização da compra do produto ou do serviço. Qualquer processo de exclusão exige muita atenção por parte do usuário e aconselha-se fazê-lo somente com a permissão de administrador do sistema.
Ao selecionar o cadastro da conta e clicar sobre o botão "Excluir", o sistema exibe uma mensagem para confirmação e, logo em seguida, a tela de autenticação do gerente para excluir o registro. Veja o tópico sobre Exclusão de Registros .


Renegociação de Contas (a Receber)

Essa seção é utilizada quando se tem uma conta a receber vencida ou a vencer, e acontece uma renegociação com o cliente em relação a nova data e o valor a ser pago. Ao realizar a renegociação de conta a receber é gerado um novo documento, ou seja, o lançamento original da conta é substituído.
Acesse Financeiro / Contas a Receber / Renegociação de Contas.

Renegociação de Contas a Receber
Renegociação de Contas a Receber
Campo Função
Cliente Utilizado para selecionar o cliente com o qual se deseja renegociar a dívida. Basta clicar sobre a lupa ou pressionar a barra de espaços.
Contas a Receber Exibe as principais informações de todos os documentos de contas a receber vinculados ao cliente selecionado. Utilizando a primeira coluna, identificada por colchetes, selecionam-se o documentos que podem ser renegociados.
Multa / Juros / Descontos Quando houver algum tipo de acréscimo ou desconto, os valores ou os percentuais devem ser informados nos campos correspondentes.
Total a Renegociar Total da despesa selecionada, incluindo os acréscimos ou os descontos.
Parcelas Representa a quantidade de parcelas da despesa. Utilize o botão "Parcelar" para confirmar o nº de parcelas.
Forma Define a forma de pagamento (à vista, à prazo, cheque, etc.)
Conta Em qual conta corrente cadastrada o recurso será creditado.
Plano Em qual plano de contas será vinculada a conta.
Botão "Parcelar" Utilize-o para realizar a divisão da conta de acordo com o número de parcelas informado no campo "Parcelas".
Parcela / Dias / Emissão / Vencimento / Forma Pgto / Conta / Plano / Valor Estas colunas definem como ficam a(s) conta(s) em renegociação. Todos elas ainda podem ser alteradas, com excessão da coluna "Parcela", que neste caso, deve ser alterada utilizando o campo "Parcelas" e o botão "Parcelar".
Botão "Renegociar" Utilize-o para gerar o(s) novo(s) documento(s) de contas a receber.

O sistema conta com a legenda identificada pelas cores verde (títulos a vencer), azul (pagos parcialmente) e vermelho (vencidos).

Para visualizar as novas contas, acesse Lançamento de Contas a Receber ou Recebimento de Contas.


Recebimentos de Contas

Este recurso permite à empresa dar baixa nas contas a receber dos clientes, ou seja, informar o pagamento das mesmas. Acesse Financeiro / Contas a Receber / Recebimento de Contas ou utilize a tecla F8.

Recebimento de Contas
Recebimento de Contas
Campo Função
Cliente Através deste campo, seleciona-se o cliente para que suas contas sejam acessadas. Utilize a lupa ou a barra de espaços.
Documento Outra possibilidade de acessar o documento a ser recebido, informando o número do mesmo.
Títulos São exibidas as principais informações dos documentos recuperados, de acordo com o cliente ou número de documento escolhido anteriormente. A primeira coluna permite que o(s) documento(s) seja(m) selecionado(s) para informar o recebimento.
Multa / Juros / Acréscimos / Descontos Informa-se o possível acréscimo ou desconto do título a receber.
Botão "Receber" Ao clicar sobre o botão, abre-se a tela de confirmação do recebimento. Não se pode esquecer de selecionar o(s) titulo(s) para o recebimento.
Confirmação de Recebimento
Confirmação de Recebimento
Campo Função
Data do Pagamento A data atual é preenchida automaticamente, mas poderá ser alterada.
Forma de Pagamento Como o cliente fez o pagamento.
Conta Corrente Conta que representa o destino do recurso recebido.
Valor dos Títulos Representa a soma de todos os títulos selecionados.
Valor Pago O valor que será quitado.
Troco Caso o valor pago seja maior que o valor do(s) título(s), este campo será preenchido com a diferença, ou seja, o troco.
Confirmar Utilize o botão para finalizar o processo. Neste momento, o sistema dá a possibilidade de imprimir, ou não, o recibo.
Recibo
Recibo da operação

Opções Adicionais

Nesta tela existem duas funcionalidades que podem ser acessadas clicando com o botão direito do mouse.

Opções Adicionais
Opções adicionais
  • Mostrar Orçamento - Caso a dívida seja proveniente de algum orçamento faturado no sistema, será possível visualizar os produtos ou serviços que originaram a conta selecionada.
  • Renegociar Contas a Receber - Abre-se a tela para renegociar as contas sem a necessidade de fechar a janela atual. Veja a seção Renegociação de Contas (a receber).


Estorno de Contas Recebidas

O Estorno representa a retificação de uma operação lançada indevidamente no sistema. Neste caso, a correção de um lançamento de um recebimento. Quando é feito o estorno, este recebimento passa para a situação de contas a receber. Para acessar este recurso, vá em Financeiro / Contas a Receber / Estorno de Contas Recebidas.

Estorno de Contas Recebidas
Estorno de Contas Recebidas
Campo Função
Código O sistema gera automaticamente.
Recibo Número do Recibo.
Grupo Identifica o documento ou o conjunto de documentos recebidos simultaneamente. É importante lembrar que é possível receber vários documentos do mesmo cliente, ao mesmo tempo, gerando o mesmo número (grupo).
Documento Representa o número do documento que poderá ser estornado.
Parcela Qual a parcela do documento poderá ser estornada.
Cliente Qual cliente está vinculado ao documento identificado anteriormente.
Meio de Pagamento Caso o pagamento a estornar seja proveniente de um lançamento a dinheiro, o sistema irá solicitar um novo meio de pagamento (a prazo).
Emissão / Vencimento / Recebimento Datas que ajudam a identificar, com mais detalhes, o documento a ser estornado.
Plano de Contas Classificação utilizada no momento em que foi vendido o produto ou serviço para o cliente.
Centro de Custo Outro tipo de classificação utilizada para identificar a venda.
Conta Corrente Destino selecionado para o creditar o pagamento.
Valor Bruto / Valor Líquido Representam o valor recebido.
Botão "Estornar" Utilizado para realizar o estorno do documento selecionado. Após o processo, ele será redirecionado para a seção de títulos a receber.

Nenhum dos campos que aparecem na tela pode ser alterado.


Menu de Estorno de Recebimentos

Quando duas ou mais contas são quitadas pelo cliente ao mesmo tempo, o sistema gera um número identificando o grupo de recebimentos. Existe a possibilidade, então, de Estornar Grupo de Recebimentos acessando Menu / Estornar Grupo de Recebimentos. Assim todas as contas recebidas nesse grupo retornam para a tela de Recebimentos de Contas.

Menu de Estorno de Recebimentos
Menu de Estorno de Recebimentos


Cheques

Esta é uma ferramenta disponibilizada pelo sistema Eagle Gestão, proporcionando à empresa um total controle de cheques emitidos e recebidos e o vínculo dos mesmos com as contas a pagar e a receber, possibilitando, também, ter o controle dos depósitos realizados.


Cadastro de Cheques

Para realizar o controle de cheques pelo sistema, é necessário realizar o cadastro dos mesmos, seja ele emitido ou recebido. Para realizar o processo, acesse Financeiro / Cheques.

Aba "Geral"

Cadastro de Cheques
Cadastro de Cheques
Campo Função
Código Gerado automaticamente.
Tipo Definir o tipo do cheque.
- Cheque Emitido, deve-se selecionar o fornecedor que irá recebê-lo - (campo "Beneficiário").
- Cheque Recebido, seleciona-se o cliente que entregou o cheque - (campo "Emitente").
Status Define-se a situação atual do cheque: de acordo com o status selecionado, os campos correspondentes (últimos campos da tela de cadastro) são liberados para preenchimento.
Histórico O campo pode ser preenchido com dados que esclareçam o motivo pelo qual o cheque foi emitido ou recebido.
Beneficiário / Emitente Este campo é alterado de acordo com o campo "Tipo" definido anteriormente. Define-se quem está emitindo ou quem está recebendo o cheque.
Correntista - Cheque Emitido - o campo poderá ser preenchido automaticamente de acordo com as informações da empresa registradas durante a implantação do sistema. O correntista também poderá ser selecionado de acordo com a conta corrente cadastrada no sistema. Neste caso, utilizar o campo "Banco" para fazer a seleção.
- Cheque Recebido - o sistema dá a opção de preencher o campo correntista com o mesmo nome do emitente ou deixar em branco, para que o próprio usuário preencha.
Tipo de Pessoa Física ou Jurídica.
CNPJ / CPF Informar o número do documento.
Banco Seleciona-se, através da barra de espaço, as contas correntes válidas cadastradas no sistema: os campos "Banco", "Agência" e "Conta" serão preenchidos automaticamente.
Cód. de Compensação Informar o número do Código de Compensação do cheque (campo "Comp").
Número Informa-se o número do cheque.
Valor Qual valor apresentado no cheque.
Emissão Data em que o cheque foi emitido.
Bom Para Data informada no cheque.
Data de Compensação / Primeira Devolução / Segunda Devolução / Cancelamento Devem ser preenchidas de acordo com o status do cheque no decorrer do processo.


Aba "Depósito"

Informações de depósito do cheque cadastrado.

Depósito do Cheque
Depósito do Cheque
Campo Função
Depositado? Informar se o cheque foi ou não depositado.
Data de Depósito A data deve ser igual ou posterior à data de compensação, informada na aba "Geral".
Conta Corrente Para informar a conta, a mesma já deve estar cadastrada no sistema. Acesse Cadastro de Contas Correntes.


Menu de Cheques

Menu de Cheques
Menu de Cheques

Entre as principais funcionalidades deste menu, estão:

  • Cadastrar Clientes - acesso à tela de Cadastro de Clientes sem a necessidade de sair do Cadastro de Cheques.
  • Duplicar Cheque - Utilizado, quando se tem mais de um cheque emitido (para o mesmo beneficiário) ou recebido (do mesmo cliente). Ao duplicar o cheque, deve-se alterar o seu número, a data de vencimento e o valor, caso seja diferente do cheque anterior.
  • CMC7 - O Cadastro de um cheque pode ser feito através do código identificador do cheque, o CMC7. Ao inserir o código, o restante das informações serão preenchidas automaticamente.
Cadastro de Cheques pelo CMC7
Cadastro de Cheques pelo CMC7


Vinculação de Cheques

O vínculo de cheques serve para associá-lo a contas a receber ou a pagar. Quando um cheque é vinculado a uma conta, assim que o mesmo é compensado, o sistema dá baixa na conta com o valor do cheque. Ao receber ou pagar uma conta, o cheque é compensado.


Vincular Cheques no Momento da Venda

O vínculo de cheques recebidos com suas respectivas contas, proporciona um maior controle do movimento de cheques dentro da empresa e agiliza as consultas dos mesmos. Pode-se vincular um ou mais cheques à mesma conta. Quando se realiza a venda e se cadastra o cheque no ato da mesma, o sistema relaciona, automaticamente, o cheque à conta a receber. Veja um exemplo:

Venda utilizando Cheques

Utilizando o botão Menu e acessando a opção "Cheques Recebidos" (atalho F9), é possível cadastrar o cheque rapidamente. Veja a figura.

Cadastro do Cheque no ato da Venda
Campo Função
Correntista Nome do proprietário do cheque.
CPF CNPJ Documento de identificação do proprietário do cheque.
CMC7 Código identificador do cheque - ao inserir o código, o restante das informações serão preenchidas automaticamente.
Banco / Agência / Conta / Número Preencher apenas se não for informado o CMC7.
Valor O valor do cheque já é preenchido pelo sistema de acordo com o valor da venda realizada.
Data Também é preenchida de acordo com a data de vencimento da venda.

Para que o processo seja efetivado, é preciso salvar o cadastro do cheque, salvar a venda e, posteriormente, faturá-la. Para mais detalhes acesse o Modulo de Vendas e Faturamento.
Através do caminho Financeiro / Cheques, é possível conferir o cheque vinculado.


Vincular Cheques com Contas a Receber

Também é possível realizar a vinculação posteriormente. Para isso é necessário que a venda seja realizada ou que se faça o lançamento da conta a receber. Veja a seção Lançamento de Contas a Receber com Cheques.

Vinculação do Cheque
Vinculação do Cheque


Recebimento de Contas com Cheques Vinculados

Para que as contas vínculadas aos cheques sejam recebidas, há duas opções:

  • Compensação do Cheque - para realizar a compensação, deve-se acessar Financeiro / Cheques e mudar o status do cheque para "Compensado". Ao pesquisar pela conta vinculada a ele, verifica-se que essa conta não estará mais pendente.
Cheque compensado
Cheque compensado
  • Recebimento da Conta - para realizar o recebimento, deve-se acessar Financeiro / Contas a receber / Recebimento de Contas. Basta selecionar a conta, clicar sobre o botão "Receber" e confirmar o processo.
Recebimento com Cheque
Recebimento com Cheque


Vincular Cheques com Contas a Pagar

O vínculo de cheques em contas a pagar procede da mesma forma que em contas a receber e também pode-se vincular um ou mais cheques à mesma conta. Para realizar um vínculo com uma conta a pagar acesse Financeiro / Contas a Pagar / Lançamentos de Contas a Pagar. Basta localizar a conta, acessar a aba "Cheques" e fazer a vinculação do mesmo. Veja a seção Lançamento de Contas a Pagar com Cheques.

Vinculação do Cheque
Vinculação do Cheque


Pagamento de Contas vinculadas ao Cheque

Para que as contas sejam pagas, há duas maneiras:

  • Compensação do Cheque - de maneira semalhante ao recebimento de contas, acesse Financeiro / Cheques e altere o status para "Compensado". Verifica-se, após esse processo, que a conta foi quitada.
Cheque Compensado
Cheque compensado
  • Pagamento da Conta - para realizar o pagamento da conta vinculada ao cheque acesse Financeiro / Contas a Pagar / Pagamentos de Contas. Basta selecionar a conta a pagar, confirmar o pagamento e a compensação do cheque.
Pagamento com Cheque
Pagamento com Cheque

Após o pagamento o cheque também poderá ser consultado em Financeiro / Cheques.


Conciliação Bancária

A funcionalidade de Conciliação Bancária permite um controle comparativo entre suas movimentações bancárias e lançamentos realizados no sistema. A conciliação bancária é muito importante para a garantia de que o saldo disponível das contas bancárias da empresa possa ser realmente considerado para tomada de decisões.
Para ser realizada, deve-se possuir o arquivo no formato OFX (Open Financial Exchange) que é uma estrutura de informações que os bancos oferecem para representar o extrato. Esta informação será importada pelo sistema e os registros do extrato bancário vinculados aos lançamentos realizados.
Para que o processo abaixo seja efetuado, é preciso que a conta corrente correspondente esteja cadastrada no sistema. Caso seja necessário cadastrar uma nova conta corrente, acesse Cadastros / Financeiro / Cadastro de Contas Correntes.
Acesse Financeiro / Conciliação Bancária.

  1. Selecione o arquivo no formato OFX clicando sobre a lupa.
  2. As informações da conta, do período e do saldo serão preenchidas de acordo com o extrato contido no arquivo.
Importação do Arquivo OFX
Importação do Arquivo OFX
  1. Ao clicar em "Avançar", ou na aba "Conciliação", aparecerão as movimentações da conta bancária e a movimentação do fluxo de caixa.
  2. Selecione a movimentação bancária e o lançamento realizado no sistema correspondente e clique em "Conciliar". Neste momento, o movimento ficará em verde, representando a conciliação. É importante observar que o valor do movimento bancário deve ser igual àquele informado no fluxo de caixa.
Conciliando Movimentos
Conciliando Movimentos
Movimentos Conciliados
Conciliando Movimentos

Exemplo de um processo concluído.

Movimentos Conciliados
Movimentos Conciliados

Menu de Conciliação Bancária

Este menu possui funcionalidades importantes que tem o propósito de auxiliar no processo de conciliação:

Opções do Menu de Conciliação
Opções do Menu de Conciliação
  • Carregar Fluxo de Caixa - utilize-o para atualizar a movimentação do fluxo de caixa (parte inferior da tela), caso alguma alteração recente seja efetuada.
  • Conciliar Movimentos - equivalente ao botão "Conciliar" - faz a conciliação entre a movimentação bancária e o fluxo de caixa selecionados.
  • Conciliar Datas - realiza a conciliação entre todos os movimentos bancários e os lançamentos do fluxo de caixa, desde que possuam dados equivalentes. Após este processo, todos os movimentos bancários conciliados ficarão em verde.
  • Lançamento de Contas a Pagar –atalho da tela de lançamento de conta a pagar para que lançamentos não realizados sejam feitos e conciliados aos movimentos bancários.
  • Lançamento de Contas a Receber – atalho da tela de lançamento de conta a receber para que lançamentos não realizados sejam feitos e conciliados aos movimentos bancários.
  • Pagamento de Contas – Atalho da tela de pagamento de contas para realização de pagamentos que não estejam no fluxo de caixa.
  • Recebimento de Contas – Atalho da tela de recebimento de contas para realização de recebimentos que não estejam no fluxo de caixa.


Lançamentos de Contas Correntes

Toda a movimentação financeira realizada dentro do sistema gera um lançamento financeiro numa determinada conta corrente, seja como débito ou como crédito. O recurso de lançamento de contas correntes possui todos os registros relacionados a qualquer movimentação financeira, desde que os mesmos estejam quitados. Este recurso representa mais uma alternativa de controlar o módulo financeiro e a possibilidade de incluir novas despesas ou receitas. Acesse Financeiro / Lançamentos de Contas Correntes.

Lançamento de Conta Corrente
Lançamento de Conta Corrente
Campo Função
Natureza Define se é uma operação de Crédito ou Débito. O campo Plano de Contas é atualizado de acordo com a natureza selecionada.
Código Gerado automaticamente.
Data do Lançamento Dia em que ocorreu a operação. A data atual é carregada automaticamente, mas pode ser alterada.
Número do Documento Identificador da operação. O sistema informa o mesmo número do código, mas pode ser alterado.
Histórico Descrição sucinta da operação.
Conta Corrente Origem ou destino do recurso financeiro. Caso seja necessário cadastrar uma nova conta corrente, acesse Cadastros / Financeiro / Cadastro de Contas Correntes.
Plano de Contas Em qual categoria se enquadra a movimentação. O sistema exibe, automaticamente, a lista de planos de contas equivalentes à natureza da operação.
Valor do Lançamento Valor do crédito ou débito.

Todos os movimentos financeiros realizados através de Pagamentos de Contas, Recebimentos de Contas e Vendas não podem ser alterados e nem excluídos nesta seção.


Transferência entre Contas Correntes

Recurso destinado ao controle do saldo financeiro das contas correntes, cadastradas no sistema, através da movimentação de valores entre elas. Acesse Financeiro / Transferência entre Contas Correntes.

Transferências entre Contas
Transferências entre Contas
Campo Função
Código Número da operação.
Data da Transferência Data em que a operação foi realizada.
Histórico Descrição sucinta da operação.
Conta de Origem Em qual conta corrente o valor foi retirado (mostra o saldo disponível).
Conta de Destino Conta para onde a quantia foi depositada (mostra o saldo disponível).
Valor da Transferência Valor financeiro transferido.


Fechamento de Contas Correntes

Use o fechamento de conta corrente para finalizar ou bloquear qualquer operação financeira na conta selecionada. Operações de Pagamentos, Recebimentos e Transferências, utilizando a conta em questão, não serão permitidos, considerando-se a data de bloqueio. Acesse Financeiro / Fechamento de Contas Correntes.

Fechamento de Conta Corrente
Fechamento de Conta Corrente
Campo Função
Conta Corrente Escolha a conta para realizar o bloqueio.
Data Final Informe a data final – os movimentos financeiros, utilizando a conta selecionada e com data anterior ou igual à informada, serão bloqueados.
Botão "Fechar Caixa" Clique neste botão para confirmar o bloqueio.
Conta Fechada
Conta Fechada

Exemplo de um bloqueio de movimentação na conta "BANCO MOEDA" ao tentar realizar um pagamento no dia 15/10/2017 (a data está no período informado para bloqueio).

Bloqueio de Movimentação
Bloqueio de Movimentação

Se, ao tentar acessar a fechamento de contas correntes, todas elas já estiverem fechadas, o sistema exibirá a seguinte mensagem.


Reabertura de Contas Correntes

Use o reabertura de conta corrente para reativar uma conta que foi bloqueada anteriormente. Qualquer operação financeira na conta selecionada será permitida, considerando-se a data de desbloqueio.
Acesse Financeiro / Reabertura de Contas Correntes.

Reabertura de Conta Corrente
Reabertura de Conta Corrente
Campo Função
Conta Corrente Escolha a conta para realizar a reabertura.
Data Inicial Informe a data inicial – os movimentos financeiros, utilizando a conta selecionada e com data igual ou posterior à informada, serão desbloqueados.
Botão "Reabrir Caixa" Clique neste botão para confirmar o desbloqueio.
Reabertura Efetuada
Reabertura Efetuada

Se, ao tentar acessar a reabertura de contas correntes, todas elas já estiverem abertas, o sistema exibirá a seguinte mensagem.


Este artigo te ajudou?

 (0) Sim, obrigado
 (0) Infelizmente não