Módulo Estoque

estoque | | Página atualizada: 2 meses atrás | 30 mins

Introdução

A Gestão de Estoque possibilita o controle das entradas e saídas assegurando a disponibilidade dos produtos de maneira eficiente. O objetivo é evitar o excesso ou a falta de produtos, propiciando uma boa utilização do espaço físico, além de ajudar a controlar as finanças da empresa.
Neste módulo, serão abordados o controle de Entradas e Saídas, Composições e Decomposições, Alteração de Preços, Impressão de Etiquetas e Ranking de Produtos.


Notas de Entrada - XML

Todas as notas fiscais recebidas dos fornecedores devem ser lançadas no sistema para que o estoque dos produtos e as contas a pagar estejam sempre atualizados. Para executar o processo, há duas alternativas: através da importação do arquivo XML ou da entrada manual (digitação de todos os dados da nota fiscal).


Importação do XML

É um processo bem prático e que economiza muito tempo do usuário em relação ao modo manual.

Toda transação comercial deve ser registrada eletronicamente num arquivo XML. Esse arquivo representa a própria Nota Fiscal Eletrônica e possui, portanto, validade fiscal. Já o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) é uma versão simplificada e impressa da Nota Fiscal Eletrônica. Apesar de não ter validade fiscal, ele é utilizado para o transporte de mercadorias.

O processo para importação do arquivo XML é bem prático e agiliza o processo de entrada de mercadorias. Para isso é preciso que o usuário tenha o arquivo XML (nota fiscal propriamente dita) ou pelo menos a chave de acesso que consta no DANFE da nota. O arquivo XML deve ser enviado pelo fornecedor.

Para se ter acesso à tela de importação de Nota Fiscal, siga as etapas:

  1. Vá ao menu Estoque / Entradas ou utilize a tecla de atalho F11.
  2. Clique em Menu / NF-e Importar XML
Acessando a importação do XML
Acessando a importação do XML

Menu de ajustes para importação da NF-e

Neste momento, o sistema conta um menu de funcionalidades que podem ser utilizadas quando há a necessidade de realizar determinados ajustes antes de finalizar a importação.

Menu de Ajustes
Menu de Ajustes
  • Selecionar Operação ao importar XML - Função que proporciona a mudança de operação antes de concluí-la. É utilizada quando a nota representar um outro tipo de operação como, por exemplo, de uso e consumo.
  • Solicitar Quantidade para cada Produto - Utilizada quando os produtos da nota vierem, por exemplo, em pacote ou em caixa e se a venda for em unidades. Ao utilizá-la, pode–se marcar essa opção e inserir a quantidade de cada produto. Exemplo: Compra de 1 caixa de lápis com 50 unidades - deve ser indicado 50 unidades.
  • Solicitar Fator de Conversão para cada Produto – Também utilizado em agrupamento de produtos. Exemplo: 60 ovos são comprados e indica-se o fator de conversão 12, ou seja, aquelas 60 unidades irão se transformar em 5 dúzias de ovos.
  • Utilizar Fator de Conversão do Cadastro do Produto - Ao selecioná-la, o sistema irá pegar o valor de fator de conversão indicado do cadastro do produto. Neste caso não é necessário digitar o fator ao importar o XML.
  • Considerar a Data de Saída / Entrada do documento como atual - Ao selecionar essa opção e ao concluir a entrada da nota, o sistema irá considerar a data atual para a operação de entrada.

Nunca se deve selecionar as duas opções "Solicitar Quantidade para Cada Produto" e "Solicitar Fator Conversão para Cada Produto" ao mesmo tempo.

  1. Informe o local onde arquivo XML está armazenado (clique sobre a lupa).
Localizando o XML
Localizando o XML
  1. Neste momento, o sistema pergunta se o usuário deseja visualizar o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal). Independentemente da escolha, o usuário deverá continuar seguindo os próximos passos, que serão representados em Abas.

Aba "Passo 1"

Confira os dados apresentados e, caso seja necessário, corrija o campo de operação de entrada e clique em Avançar.

Passo 1
Passo 1

Aba "Passo 2"

Na segunda aba são exibidos os dados do emitente. Clique em Avançar.

Passo 2
Passo 2

Aba "Passo 3"

Mostra os dados do destinatário. Clique em Avançar.

Passo 3
Passo 3

Aba "Passo 4"

Esta seção lista os produtos da nota. Aqui se exige uma atenção maior, pois os produtos relacionados podem já estar cadastrados com códigos e nomes diferentes se comparado à relação do fornecedor.

Passo 4
Passo 4

Menu de Produtos

Esta seção conta com recursos do Menu para ajustes de vinculação de produtos.

Passo 4
Passo 4
  • Vincular Produtos F2 – Usado para acessar a tela de cadastro de produtos e vincular algum produto já existente, na base do sistema, com um determinado produto da nota.
  • Vincular Produtos por Referência F3 - Caso saiba a referência do produto, não há a necessidade de abrir a tela de cadastro de produtos para realizar o vínculo. Apenas digite a referência para que os produtos fiquem vinculados.
  • Desvincular Produtos F4 - Utilize essa função caso tenha ocorrido o vínculo incorreto do produto. Após este comando, o produto será desvinculado.
  • Cadastrar Produtos não Vinculados F5 - Cadastra automaticamente os produtos que ainda não estão na base de dados e que, consequentemente, não estejam vinculados. Ao realizar esse cadastro o produto fica com a descrição da nota do fornecedor.
  • Cadastrar Produtos manualmente F6 - Use essa função caso queira cadastrar os produtos com descrição diferente da nota do fornecedor. Através deste recurso, faz-se o cadastro manual e depois vincula-se o mesmo ao produto da nota.


Neste passo, o usuário deverá verificar quais produtos já estão cadastrados e se possuem a vinculação. Primeiramente, deve-se vincular os produtos já cadastrados na base do sistema:

  1. Clique 2 vezes sobre o produto ou selecione-o e acesse o botão Menu / Vincular Produtos F2.
Vinculação do Produto
Vinculação do Produto
  1. Selecionar o seu correspondente no cadastro de produtos.
Vinculação do Produto
Vinculação do Produto
  1. Neste ponto, é possível verificar o produto já vinculado e representado pela cor verde.
Produto Vinculado
Produto Vinculado

É importante frisar que não será mais necessário vincular esse mesmo produto para as próximas notas desse mesmo fornecedor.

Se o usuário vincular o produto incorretamente, basta selecionar o produto novamente e clicar em Menu / Desvincular Produto F4.


Para os produtos que continuam em vermelho e não estão cadastrados no sistema, faça o seguinte processo:

  1. Clique em Menu / Cadastrar Produtos não Vinculados F5.

    Cadastro de Produtos
    Cadastro de Produtos não Vinculados

  2. Confirme a mensagem exibida pelo sistema.

    Cadastro de Produtos
    Cadastro de Produtos não Vinculados

  3. Eles serão cadastrados com a mesma descrição informada pelo fornecedor.
    Cadastro de Produtos
    Cadastro de Produtos não Vinculados

Os produtos cadastrados automaticamente deverão ser analisados posteriormente pelo usuário. O mesmo deverá conferir e completar os dados, observando, principalmente, a unidade e os dados tributários.


Aba "Passo 5"

Aqui são exibidos os dados de Cobrança da nota detalhando as parcelas respectivas. Após a conferência, clique em avançar.

Dados de Cobrança
Dados de Cobrança


Aba "Passo 6"

Na última aba, são exibidos os totais da nota, incluindo os impostos, frete, desconto e o valor total dos produtos.

Totais da Nota
Totais da Nota

Para finalizar o processo clique em "Concluir". Neste momento, o usuário também poderá importar outro arquivo xml apenas confirmando a mensagem exibida pelo sistema.

Importação finalizada
Importação finalizada

Se a resposta for negativa, será aberta uma nova caixa de diálogo dando a opção para a revisão de preços dos produtos da NFE importada.

Alteração de preços da NFE
Alteração de preços da NFE

Alteração de Preços - NF-e

Nesta tela são exibidos os produtos e os detalhes referentes ao preço de compra, de custo e de venda.

A revisão de preços é um processo importante tendo em vista que não se pode levar em consideração apenas o preço de compra do produto. Para que seja calculado uma margem de lucro coerente, é necessário saber o preço de custo final do produto, ou seja, os custos adicionais também são processados (impostos e frete, por exemplo).

Alteração de Preços
Alteração de Preços


Lista de Produtos

Alteração de Preços
Alteração de Preços
Campo Função
Código Sequência de identificação do produto na base de dados.
Produto Descrição do produto cadastrado.
Preço Custo Preço de compra do produto somado ao rateio de custos adicionais e subtraído de possíveis descontos. Este campo é calculado automaticamente, mas se for necessário alterá-lo, deve-se clicar sobre ele e digitar o novo valor.
% Margem Lucro Percentual de lucro sobre o produto. Deve ser informado selecionando o campo e digitando a nova porcentagem. Se os outros campos forem alterados, a Margem de Lucro também será atualizada.
Preço Venda Valor final para venda. O valor poderá ser informado selecionando o campo e digitando o novo valor. Este campo também se atualiza caso os outros sejam alterados.


Dados do Produto

Dados do Produto
Dados do Produto
Campo Função
Código Sequência de identificação do produto na base de dados.
Descrição Nome do produto cadastrado.
Preço de Compra Valor do produto adquirido sem levar em consideração os custos adicionais ou descontos.
Preço de Custo Valor do preço de compra somando-se o rateio dos custos e descontos da nota fiscal.
Margem de Lucro Percentual de lucro calculado sobre o Preço de Custo.
Preço de Venda Valor do Produto calculado sobre o Preço de Custo, utilizando a Margem de Lucro.
Botão Marcar Utilizado para confirmar as alterações efetuadas, fazendo com que o cadastro de produtos seja atualizado.
Botão Sair Fecha a tela de Alteração de Preços.

A tela de Alteração de Preços poderá ser acessada a qualquer momento através do menu principal Estoque / Entradas. Basta selecionar a Nota cadastrada e clicar sobre o botão Menu / Alteração de Preços. Também é possível modificar os preços através do menu Estoque / Alteração de Preços.

Os relatórios correspondentes às entradas cadastradas no sistema poderão ser acessados através do menu principal Relatórios / Entradas.


Notas de Entrada - Manual

Para realizar o cadastro da Nota Fiscal de Entrada manualmente, acesse Estoque / Entradas ou pressione F11.

Clique em "Novo" e comece a preencher os campos correspondentes de acordo com o documento.

Tela de Entrada
Tela de Entrada

Guia Geral

Nota de Entrada - Dados gerais
Nota de Entrada - Dados gerais
Campo Função
Código Identificador gerado automaticamente durante o cadastro da nota fiscal.
Documento Fiscal Informar o número da NF-e, exibido na parte superior do DANFE.
Operação Está diretamente relacionado com o campo CFOP (Códigos Fiscais de Operações e Prestações). Clique sobre a lupa para escolher a operação adequada.
CFOP Em notas com mais de um CFOP, considerar o que aparece mais vezes na nota e informar no cadastro o código correspondente. Para Todo CFOP do Fornecedor, existe um outro relacionado para cadastro de entrada da nota. Observar a compatibilidade com a UF, ou seja, iniciado por 1 ou 5 nas operações internas, 2 ou 6 nas interestaduais e 3 ou 7 nas importações /exportações.
Fornecedor Escolher o fornecedor através da lupa. Se o mesmo não for encontrado, poderá ser cadastrado, acessando o botão Menu / Cadastrar Fornecedores.
Mod/Ser/Sub Modelo e Série da Nota. Preenchido automaticamente de acordo com a operação escolhida.
Data Emissão Dia de emissão da nota. O sistema preenche automaticamente, mas poderá ser alterado.
Hora Emissão Hora de emissão da nota. É preenchido automaticamente, mas também poderá ser atualizado.
Data Entrada Dia em que a nota é registrada no sistema. Preenchido automaticamente.
Hora Entrada Hora em que a nota é registrada no sistema. Preenchido automaticamente.


Aba "Totais"

Observar a DANFE com atenção e repassar todos os valores nela contidos para os campos correspondentes na tela de cadastro.

Nota de Entrada - Aba Totais
Nota de Entrada - Totais da Nota


Aba "Produtos"

Relaciona todos os produtos listados na Nota Fiscal.

Nota de Entrada - Produtos
Relação dos Produtos
  • Para alterar um produto - basta pressionar a barra de espaços e localizar o produto desejado na tela de pesquisa.
  • Para inserir um produto - clique em Menu / Adicionar Produto à Lista ou pressione a tecla Insert. Logo após, pressione a barra de espaços para localizar o produto.
  • Para retirar um produto - clique em Menu / Retirar Item da Lista ou pressione CTRL e Delete.

Ao clicar duas vezes sobre algum produto, uma nova tela se abre exibindo todos os campos referentes ao mesmo.

Nota de Entrada - Produtos
Detalhes do Produto
Campo Função
CFOP Observar o CFOP (Código Fiscal de Operações) da Nota Fiscal e entrar com o seu correspondente.
QUANT Informar a quantidade de determinado produto.
VLR UNIT Informar o valor unitário de determinado produto.
VLR TOTAL Calculado automaticamente pelo sistema (quantidade x valor unitário).
CST ICMS Entrar com o CST (Código da Situação Tributária) que vem na Nota. Se for necessário cadastrar um produto, o CST ou CSOSN deve ser convertido.
BC ICMS Informar a Base de Cálculo do ICMS de acordo com a Nota.
AL ICMS Alíquota do ICMS (dado em porcentagem) de acordo com a Nota.
VLR ICMS Valor do ICMS calculado de acordo com a porcentagem anterior.
MVA Margem de Valor Agregado.
BC ICMSST Base de Cálculo ICMS Substituição Tributária.
AL ICMSST Alíquota do ICMS Substituição Tributária.
VLR ICMSST Valor correspondente aos registros anteriores.
CST PIS / BC PIS / AL PIS / VLR PIS Dados correspondentes ao PIS: CST, Base de Cálculo, Alíquota e Valor.
CST COFINS / BC COFINS / AL COFINS / VLR COFINS Dados correspondentes ao COFINS: CST, Base de Cálculo, Alíquota e Valor.
CST IPI / BC IPI / AL IPI / VLR IPI Dados correspondentes ao IPI: CST, Base de Cálculo, Alíquota e Valor.
DESCONTOS Desconto(s) concedido(s) pelo fornecedor. Se a nota possuir mais de um produto, este valor deve ser rateado.
FRETE Valor de frete. Este valor deve ser rateado entre os produtos cadastrados.
SEGURO Valor de seguro. Também observar o rateio do valor entre os produtos.
OUTRAS Outros valores de despesas (observar, também, o rateio de valor).
TOTAL LIQ Total líquido do produto após inclusão de outras despesas ou descontos.
VALIDADE Validade do produto, utilizado para controle e emissão de relatórios de validades.
PED. COMP Pedido de compra.
ITEM PED Item do pedido de compra.
Partilha do ICMS São informações a serem preenchidas em notas de saída.

Após o preenchimento, o sistema grava as informações automaticamente. Basta preencher o campo e mudar o foco utilizando a tecla TAB ou clicando com o mouse em outro campo.

Nessa janela ainda é possível incluir um produto através do botão "Novo", "Excluir" o produto da nota fiscal ou, simplesmente, "Sair" da tela.


Aba "Cobrança"

Insira as parcelas e a forma de pagamento e clique em "Parcelar".

Dados de Cobrança
Dados de Cobrança


Aba "Informações Adicionais"

Informações Adicionais
Informações Adicionais
Campo Função
Local da Operação Define se a operação de compra é presencial ou não.
Tipo de Consumidor Escolha entre consumidor normal ou final.


Aba "Observações"

Nesta seção são inseridas algumas informações complementares que se fizerem necessárias.


Aba "NF-e"

Detalha o tipo de Nota Fiscal Eletrônica. Quando importado via XML, as informações são preenchidas automaticamente.


Neste ponto, ao salvar a nota, o sistema verifica possíveis inconsistências entre os valores informados e dá ao usuário a possibilidade de visualizar um relatório contendo os valores divergentes, quando for o caso.

Inconsistências
Inconsistências

Através do relatório, é possível analisar os dados e fazer as correções que se fizerem necessárias.

Relatório de Inconsistências
Relatório de Inconsistências

Quando houver inconsistências, deve-se observar os totais (aba "totais") informados na nota e os valores atribuídos para cada produto (aba "produtos").
Exemplo: Se a nota vem com um frete de R$ 15,00, o total do documento deve ser igual ao valor dos produtos mais o frete. Além disso, o frete deve ser rateado entre os produtos.

Ao final do processo, o sistema solicitará uma informação referente a duplicata da Nota Fiscal.

Duplicata
Duplicata

Caso as duplicatas declaradas na cobrança tenham sido recebidas com a nota fiscal, clique em "Sim". Se a resposta for "Não", a cobrança dessa nota ficará pendente de autenticação.


Alteração de Preços após a Entrada Manual

Após preencher a nota de entrada, é possível saber os valores de cada produto levando-se em consideração todos os impostos incluídos. O usuário poderá realizar os ajustes de preço baseando-se nos valores que o sistema sugere (valor inicial dos produtos + despesas – descontos). Para executar o processo, faça da seguinte forma:

  1. Clique em Menu / Alteração de Preços.
  2. Selecione o produto e confira os preços de custos.
  3. Faça as alterações no preço de venda ou insira a margem de lucro desejada.
  4. Clique em Marcar.

Para mais informações, acesse Alteração de Preços - NF-e, detalhada na seção de Importação de XML. A revisão de preços também poderá ser acessada através do menu Estoque / Alteração de Preços.


Menu de Documentos Fiscais de Entrada

Menu de Notas de Entrada
Menu de Notas de Entrada

Principais funcionalidades:

  • Cadastrar Fornecedores - Acesso rápido ao Cadastro de Fornecedor, caso o mesmo ainda não esteja na base de dados.
  • Cadastrar Produtos - Atalho para acesso ao Cadastro de Produtos.
  • Alteração de Preços - Utilizado para realizar ajustes dos preços dos produtos. Saiba mais em Alteração de Preços - NF-e.
  • NF-e Transmitir F11 - Transmissão da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.
  • NF-e Exportar XML - Exporta o arquivo XML da NF-e.
  • NF-e Importar XML - Importação de XML para que a Nota de Entrada seja cadastrada automaticamente.
  • Imprimir - Gera um relatório da Nota Fiscal para impressão.
  • NF-e Imprimir DANFE - Impressão do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica).
  • NF-e Imprimir PDF - O DANFE abre em PDF para consulta ou impressão.

Os relatórios correspondentes às entradas cadastradas no sistema poderão ser acessados através do menu principal Relatórios / Entradas.


Notas de Saída

Nesta seção, o sistema apresenta todos os orçamentos baixados ou faturados, as vendas de cupom fiscal e todas as outras notas fiscais de saída, como, por exemplo, as notas fiscais eletrônicas.

Nota Fiscal de Saída
Nota Fiscal de Saída

Para iniciar o processo de cadastro e emissão de uma Nota Fiscal de Saída, acesse o menu Estoque / Saídas ou pressione F12. Após clicar em "Novo", preencha os campos correspondentes.


Guia Geral

Nota Fiscal - Dados Gerais
Nota Fiscal de Saída - Dados Gerais
Campo Função
Código Identificador gerado automaticamente durante o cadastro da nota fiscal.
Documento Fiscal Código na nota fiscal gerado pelo sistema.
Operação Está diretamente relacionado com o campo CFOP (Códigos Fiscais de Operações e Prestações). Clique sobre a lupa para escolher a operação adequada.
CFOP Insira o código correspondente, clicando sobre a lupa.
Cliente Selecionar o cliente que compra o produto ou serviço. Se o mesmo não for encontrado, poderá ser cadastrado, acessando o botão Menu / Cadastrar Clientes.
Mod/Ser/Sub Modelo e Série da Nota. São preenchidos de acordo com a operação escolhida.
Data Emissão Dia de emissão da nota. O sistema preenche automaticamente, mas poderá ser alterado.
Hora Emissão Hora de emissão da nota. É preenchido automaticamente, mas também poderá ser atualizado.
Data Saída Dia em que a nota é despachada.
Hora Saída Hora em que a nota é despachada.


Aba "Totais"

Informar, nos campos apropriados, os valores referentes a impostos, descontos, fretes, seguros ou outras despesas. O campo "VLR PROD" é calculado de acordo com os produtos informados.

Nota de Saída - Aba Totais
Nota de Saída - Totais da Nota


Aba "Produtos"

Nesta aba, informam-se todos os produtos que compõem a nota. A aba produtos exibe os principais campos (código, descrição, unidade, CST, CFOP, quantidade, preço e total).

Nota de Saída - Produtos
Produto(s) da Nota
  • Para alterar um produto - basta pressionar a barra de espaços e localizar o produto desejado na tela de pesquisa.
  • Para inserir um produto - clique em Menu / Adicionar Produto à Lista ou pressione a tecla Insert. Logo após, pressione a barra de espaços para localizar o produto.
  • Para retirar um produto - clique em Menu / Retirar Item da Lista ou pressione CTRL e Delete.

Ao clicar duas vezes sobre algum produto, uma nova tela se abre exibindo todos os campos referentes ao mesmo.

Nota de Saída - Produtos
Detalhes do Produto
Campo Função
CFOP Observar o CFOP (Código Fiscal de Operações) da Nota Fiscal e selecionar o código correspondente.
QUANT Informar a quantidade do produto selecionado.
VLR UNIT Informar o valor unitário do produto selecionado.
VLR TOTAL Calculado automaticamente pelo sistema (quantidade x valor unitário).
CST ICMS Entrar com o Código da Situação Tributária equivalente ao produto.
BC ICMS Informar o valor da Base de Cálculo do ICMS, quando for o caso.
AL ICMS Alíquota do ICMS (dado em porcentagem) de acordo com o campo BC ICMS.
VLR ICMS Valor do ICMS calculado de acordo com os campos BC ICMS e AL ICMS.
MVA Margem de Valor Agregado.
BC ICMSST Base de Cálculo ICMS Substituição Tributária.
AL ICMSST Alíquota do ICMS Substituição Tributária.
VLR ICMSST Valor correspondente aos campos anteriores.
CST PIS / BC PIS / AL PIS / VLR PIS Dados correspondentes ao PIS: CST, Base de Cálculo, Alíquota e Valor.
CST COFINS / BC COFINS / AL COFINS / VLR COFINS Dados correspondentes ao COFINS: CST, Base de Cálculo, Alíquota e Valor.
CST IPI / BC IPI / AL IPI / VLR IPI Dados correspondentes ao IPI: CST, Base de Cálculo, Alíquota e Valor.
PED. COMP Número do Pedido.
ITEM PED Item do pedido de compra.
Partilha do ICMS São informações fiscais de ICMS, dependo do estado do cliente destinatário da nota. Essas informações de alíquotas são preenchidas no cadastro do produto.

Alguns campos permitem realizar a pesquisa de registros - CFOP, ICMS, PIS e COFINS, por exemplo. Basta selecionar o campo e pressionar a barra de espaços. Em caso de dúvidas quanto ao preenchimento dos tributos, consulte a Contabilidade.


Aba "Cobrança"

Insira as parcelas e a forma de pagamento e clique em "Parcelar".

Dados de Cobrança
Dados de Cobrança


Aba "Transporte"

Nesta aba, é informado se há ou não o frete e, em caso positivo, os detalhes sobre o transporte poderão ser preenchidos.

Dados do Transporte
Dados do Transporte

A aba "Transporte" poderá ou não ser exibida, dependendo da operação selecionada (através do campo "Operação") ou de como a mesma está configurada no cadastro de operações.


Aba "Informações Adicionais"

Informações Adicionais
Informações Adicionais
Campo Função
Local da Operação Define se a operação de venda é presencial ou não.
Tipo de Consumidor Consumidor normal ou final. Esse dado provém do Cadastro do Cliente, na aba "Fiscal".


Aba "Observações"

Nesta seção são inseridas algumas informações complementares que se fizerem necessárias - impostos, número do pedido e outros.

Observações
Observações


Aba "NF-e"

Define o tipo de emissão da Nota Fiscal Eletrônica. A chave de acesso e dados do envio são gerados após a emissão.

NF-e
NF-e


Menu de Documentos Fiscais de Saída

Menu de Notas de Saída
Menu de Notas de Saída

Principais funcionalidades:

  • Cadastrar Clientes - Acesso rápido ao Cadastro de Cliente, caso o mesmo ainda não esteja na base de dados.
  • Cadastrar Produtos - Atalho para acesso ao Cadastro de Produtos.
  • Cancelar Documento Fiscal - Função de cancelamento da nota fiscal emitida. Ressalta-se que o prazo para cancelamento é de até 24 horas após a emissão. Após esse período, somente com autorização da Secretaria da Fazenda – SEFAZ.
  • NF-e Status Serviço F10 - O sistema consulta o servidor da SEFAZ para verificar a disponibilidade para a Emissão da Nota, retornando mensagem de ativo ou inativo inoperante.
  • NF-e Transmitir F11 - Transmissão da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.
  • Consultar na SEFAZ F9 - O sistema faz uma nova consulta à SEFAZ. É utilizado quando ocorre algum erro na transmissão ou a mesma não retorna como emitida para o sistema.
  • NF-e Exportar XML - Exporta o arquivo XML da NF-e.
  • NF-e Importar XML - Importação de XML de nota fiscal de saída.
  • Imprimir - Gera um relatório da Nota Fiscal para impressão.
  • NF-e Imprimir PDF - O DANFE abre em PDF para consulta ou impressão.

Para mais informações sobre NF-e de saída, acesse Emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Os relatórios correspondentes às Saídas registradas no sistema podem ser acessados através do menu principal Relatórios / Saídas.


Composição de Produtos

Sabe-se que um produto composto é aquele que possui, em sua produção, um conjunto de outros produtos, que são considerados insumos ou componentes.
Ao efetuar um lançamento de uma Composição, a empresa certamente irá facilitar o processo de venda e, automaticamente, o controle de estoque, já que a entrada ou a saída de um produto composto passa a ser um processo mais eficiente. A partir do momento em que se lança uma composição, os totais de estoque de cada item que formam o produto composto são subtraídos. Consequentemente, eles serão adicionados ao estoque do produto composto.
Para que seja efetuado um lançamento de um produto composto, é necessário que ele já exista no cadastro de produtos.
Exemplo: Pressupõe-se que um Computador é composto por placa mãe, fonte e processador. O usuário do sistema pode, então, cadastrar um produto composto denominado "Computador Completo I3" e colocar três itens como componentes.

Cadastro do Produto Composto
Cadastro do Produto Composto
Componentes do Produto durante o Cadastro
Componentes do Produto durante o Cadastro


Neste exemplo, a empresa deverá montar dois computadores para venda e ela possui o seguinte estoque:

Produto Simples Estoque
Processador I3 03
Placa Mãe 03
Fonte 06


Partindo-se das afirmativas anteriores, o usuário do sistema deverá seguir os seguintes passos:

  1. Clicar em Estoque / Composições de Produtos.
  2. Clicar em Novo.
Tela de Composição de Produtos
Tela de Composição
  1. Selecionar o produto composto, lembrando que o mesmo já deverá estar cadastrado. Neste momento, os itens que o compõem são apresentados na parte inferior.
Composição de Produtos
Composição de Produtos
Campo Função
Código Identificador da composição na base de dados. Gerado automaticamente.
Data / Hora / Término Dados que representam o momento em que foi gerada a composição.
Produto Utilizado para selecionar o produto composto a partir do banco de dados do sistema. É necessário que o produto composto esteja cadastrado.
Responsável Selecionar o funcionário responsável pela composição.
Lote Informar, quando for o caso, o número do lote de produção.
Validade Inserir esta informação, caso o produto tenha validade.
Outros Informações adicionais que se fizerem necessárias.
Componentes Detalhes de cada produto que compõe o produto composto. As principais informações acerca desses produtos são exibidas nesta seção.
Custo Unitário Soma do valor de todos os componentes.
Despesas Unitárias Se houver algum custo adicional na composição do produto, insira a porcentagem (campo 1) ou o valor (campo 2). Se houver alteração, os outros campos serão recalculados.
Quantidade Número de produtos que serão compostos ou produzidos. Neste exemplo, informou-se 2.
Despesas Totais Representa o resultado de "Despesas Unitárias" multiplicadas pela "Quantidade".
Custo Total Exibe o total final considerando custos e quantidades.
  1. Após o preenchimento dos campos, salve o cadastro da composição. Neste momento, o sistema exibe a seguinte mensagem:
Atualização de Preço
Atualização de Preço

Caso tenha inserido outras despesas na composição do produto e queira que as mesmas fiquem no preço de custo do produto e no cadastro do mesmo, clique em Sim. Do contrário, clique em Não.

A partir deste instante, o estoque dos itens (processador, placa e fonte) é reduzido e o estoque do computador aumenta.

Neste momento, o estoque passa a ser de:

Produto Estoque
Processador I3 01
Placa Mãe 01
Fonte 04
Computador Completo I3 02

Estoque do Produto Composto
Estoque do Produto Composto
Estoque do Item
Estoque de um dos itens

O registro de orçamentos e a baixa de orçamentos para Produtos Compostos são feitos seguindo-se os mesmos procedimentos descritos nas seções de vendas e saídas.

Para alterar um lançamento de Composição, abre-se a tela de lançamento de composição e seguem-se os mesmos princípios de alteração demonstrados nas seções anteriores.


Menu de Composição de Produtos

Menu de Composição de Produtos
Menu de Composição de Produtos

Principais funcionalidades:

  • Retirar Insumo - Caso tenha a necessidade de retirar algum dos produtos da composição, ou seja um dos insumos, selecione o produto com o botão direito do mouse (ou CTRL + Delete) e utilize esta funcionalidade. Se efetuada a retirada, o sistema atualiza o estoque do insumo retirado da composição.
Confirmação para Retirar Insumo
Confirmação para Retirar Insumo
  • Emitir Ordem de Produção - Utilize esta função quando for preciso imprimir a ordem de produção do produto a ser composto.
Ordem de Produção
Ordem Produção

Os relatórios referentes aos produtos compostos podem ser acessados através do menu principal Relatórios / Composição.


Decomposição de Produtos

A partir do momento em que se lança uma decomposição, uma determinada quantidade dos itens que compõem o produto composto é desvinculada deste. Exemplo: supõe-se que existam 2 computadores no estoque da empresa (composto por processador i3, fonte e placa mãe). O usuário efetua um comando de decomposição de 1 Computador Completo I3. O novo estoque deste produto composto diminui e, automaticamente, os estoques de processador, fonte e placa mãe serão aumentados em 1 unidade.

Passos para se efetuar uma decomposição:

  1. Estoque / Decomposições de Produtos.
  2. Clique em Novo (F2).
  3. Pesquise o Produto Composto que terá sua desvinculação.
  4. Informe a quantidade de decomposições.
Decomposição do Produto
Decomposição do Produto
  1. Clique em Salvar. Neste momento os estoques para o produto composto e para os produtos simples são atualizados.

O estoque do computador passou de 2 para 1 após a decomposição.

Estoque atualizado - Produto Composto
Estoque Atualizado - Produto Composto

Neste exemplo, um dos produtos simples, denominado "Fonte ATX", passou de 4 unidades, para 5.

Estoque atualizado - Produto Simples
Estoque Atualizado - Produto Simples

É possível acessar os relatórios sobre decomposições acessando o menu principal Relatórios / Decomposições.


Alteração de Preços

Através deste recurso é possível reajustar, rapidamente, o preço de custo, margem de lucro ou preço de venda de um ou de vários produtos, ao mesmo tempo.

Alteração de Preços
Alteração de Preços


Filtros - utilizado para realizar ajustes de preço de um lote ou de um grupo de produtos.

Alteração de Preços - Filtros
Alteração de Preços - Filtros
Campo Função
Departamento Se desejar alterar o preço de um lote de produtos pertencentes a um Departamento específico, selecione-o através deste campo. A lista de produtos será exibida na parte inferior da tela.
Subgrupos Caso seja necessário realizar uma seleção um pouco mais específica, utilize um Subgrupo para definir quais produtos serão atualizados.
Marca Todos os produtos da marca selecionada serão exibidos para a alteração de preços.
Selecionar Entrada Este campo permite a seleção de todos os produtos de uma determinada nota fiscal de entrada, independente de grupo ou marca.
Ratear Despesas Extras Ao informar o valor, o mesmo será dividido entre os produtos proporcionalmente. Os preços de custo e as margens de lucro serão recalculados. Utilize o botão "Ok", ao lado, para visualizar o reajuste. O processo só será confirmado ao clicar em "Marcar".
Percentagem de Reajuste O percentual indicado neste campo reajusta o preço de venda de todos os produtos. Utilize o botão "Ok", ao lado, para visualizar o reajuste. O processo só será confirmado ao clicar em "Marcar".


Produtos - nesta seção, é possível atualizar valores individuais.

Alteração de Preços - Produtos
Alteração de Preços - Produtos
Campo Função
Código Identificador do Produto na base de dados. Pode ser utilizado para pesquisar o produto pelo código.
Referência É também um código identificador, podendo ser, por exemplo, um código de barras ou o código de cadastro, e que pode ser utilizado para pesquisar o produto.
Produto Descrição do produto. Utilize a barra de espaços para pesquisar o produto.
Peso Informa o "Peso Líquido" do produto preenchido no cadastro.
Custo Valor de custo do produto na base de dados. Este campo poderá ser alterado, fazendo com que o Preço de Venda também seja modificado.
Margem Percentual representando a margem entre Preço de Custo e Preço de Venda. Ao alterá-lo, o Preço de Venda será recalculado.
Preço Representa o Preço de Venda do Produto. Ao modificá-lo, a Margem de Lucro também será atualizada.


Botões
Botões

Campo Função
Alterar Preço de Produtos Compostos Atualiza os novos valores para os produtos compostos.
Alterar Preço de Venda em Orçamentos Ao marcar os novos preços, todos os orçamentos também serão reajustados.
Botão Marcar Utilizado para confirmar as alterações efetuadas, fazendo com que o cadastro de produtos seja atualizado.
Botão Limpar Todos os campos da tela ficam em branco, facilitando uma nova consulta.
Botão Sair Fecha a tela. As possíveis alterações serão registradas somente após a utilização do botão "Marcar".

Se o preço de um produto pertencente a uma determinada Família for alterado, os outros produtos vinculados à mesma Família também terão o seu preço atualizado para o mesmo valor.


Impressão de Etiquetas

Através do sistema é possível gerar e imprimir etiquetas, em diversos formatos, dos produtos cadastrados.

Impressão de Etiquetas
Impressão de Etiquetas
  1. Acesse o menu Estoque / Impressão de Etiquetas.
  2. Utilize o botão Menu para selecionar o(s) produto(s) por Tabela de Preços, por Grupos, Subgrupos ou por Entradas (produtos informados em determinada Nota Fiscal).
Seleção dos Produtos
Seleção dos Produtos

Também é possível inserir um ou mais produtos específicos apenas pressionando a barra de espaços e localizando os produtos desejados.

  1. Clique em Menu / Gerar Etiquetas Adesivas (tecla de atalho F5), ou utilize algum outro modelo, caso possua um impressora específica para impressão de etiquetas.
Gerar Etiquetas
Gerar Etiquetas

Através da legenda em cores, é possível visualizar a condição atual do estoque de cada produto.

  1. Selecione o Modelo de etiqueta a ser gerado e a Tabela de Preço a ser utilizada e clique em Visualizar.
Seleção do Modelo da Etiqueta
Seleção do Modelo da Etiqueta
  1. Escolha a partir de qual linha da folha será iniciada a impressão (utilize esta opção caso deseje aproveitar alguma folha já utilizada parcialmente). Se desejar que o sistema exiba o código de barras, marque a opção correspondente.
Formato para Impressão
Formato para Impressão

Após a confirmação, o sistema irá exibir as etiquetas.

Etiquetas para Impressão
Etiquetas para Impressão


Etiquetas para Impressão
Etiquetas para Impressão


Ranking de Produtos

Na logística, a Curva ABC é muito usada para controlar o estoque. Alguns produtos são mais importantes que outros e precisam ser tratados como tal. Eles podem ser separados segundo algum critério: proporção sobre o faturamento, margem de lucro, custo do estoque ou outro parâmetro escolhido. Para que a empresa saiba qual o produto ou o grupo de produtos é o mais rentável e, consequentemente, deve ser tratado com maior prioridade, existe o recurso de classificação desses produtos no sistema Eagle Gestão.

  1. Acesse este recurso através do menu Estoque / Ranking de Produtos.
  2. Informe o tipo de classificação que será processado (classificação Geral, por Departamento, por Grupo, por Subgrupo ou por Marca). A classificação Geral considera todos os produtos e apresenta o relatório de maneira unificada.
  3. Insira o Período Considerado (data inicial e data final das vendas).
  4. Clique em Ranking.
Ranking de Produtos
Ranking de Produtos

O relatório exibido logo a seguir irá apresenta os produtos em três categorias: A, B e C. Os produtos classificados como A, podem ser considerados os mais importantes para empresa dentro do período de vendas informado.

As colunas apresentam as seguintes informações: o Rank de classificação, o Código e a Descrição do Produto, a Quantidade e Valor Total Vendido, a Margem de Contribuição - MC (%), a Margem de Contribuição Acumulada – MCA (%) e a Classe à qual pertence esse produto.

Relatório de Classificação
Relatório de Classificação

Este artigo te ajudou?

 (0) Sim, obrigado
 (0) Infelizmente não